terça-feira, 1 de julho de 2008

Parque da Juventude

Parque da Juventude,

Este parque é uma conquista da população de São Paulo e mais ainda para quem mora na Zona Norte.
Foi feito onde era um dos pontos mais negativos da cidade, a Penitenciária do Carandirú, palco de grandes tragédias e muita preocupação para a população, um verdadeiro barril de pólvora.
Bem, a prisão foi demolida e em seu lugar nasceu este parque das fotos abaixo. O que achei mais legal do parque, foi a parte arquitetônica, de uma obra onde seria feito o Carandirú 2, ficaram algumas colunas que foram preservadas e lá foi construída uma passarela suspensa de metal e piso de madeira, que está permitindo que a vegetação tome conta do local, mas sem se esquecer da sua memória histórica.
Ainda com as sobras da construção inacabada, foram feitas enormes passarelas metálicas, que passam por entre as copas das árvores e que se juntam aos muros ou muralhas da cadeia destruída.
Olha na foto abaixo a muralha original, por onde os guardas circulavam para fazer as rondas e vigiar os presidiários...
É muito interessante passear pelas muralhas e pensar no que ocorria lá dentro nos dias de tensão e como o local ficou agradável hoje.
O parque é bem central, com uma estação de metrô praticamente dentro, permite a entrada de bicicleta, cachorro, sogra etc.
É bem seguro, limpo, tem uma área preservada de Mata Atlântica que conta com peças de arvorismo, além de quadras de tênis, vôlei, futebol, basquete e a pista de skate da foto acima.
É um bom passeio.
Mais informações:http://www.sejel.sp.gov.br/parquedajuventude/comochegar.htm

Até mais.....