sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Cratera da Colônia e Cachoeira de Marsilac

Olá, voltando a postar depois de algum tempo organizando a vida! (ou tentando!!!)

Em mais um pedal exploratório de São Paulo, fui novamente para o extremo sul do município, e novamente bem acompanhado pelos E-Bikers.
Este foi mais um pedal especial e cheio de descobertas, então vamos dividir esta história em três partes, a primeira é sobre a Cratera de Colônia, onde caiu um meteoro(!!!), a segunda é na cachoeira da Macumba, que foi bem engraçada e a terceira na Cachoeira de Marsilac.


1ª PARTE: Cratera de Colônia


Como poderá ver no mapa abaixo, do município de São Paulo, a Zona Sul da cidade é a mais extensa, contando com a maior área verde, represas e rios limpos, além de um monte de atrações já citadas anteriormente neste blog.


Mas o mais interessante, é que nestá área, existe Cratera da Colônia, que é a principal atração do patrimônio geológico da cidade,marcada em vermelho no mapa acima, foi criada pelo impacto da queda de um METEORO de estimados 200 m de diâmetro, há aproximadamente 20 milhões de anos, formando uma cratera de 3,6 km de diâmetro. É uma das seis crateras de impacto existentes no Brasil e uma das 179 de que se tem notícia no mundo todo. Mas, além dela, apenas outra existente na Alemanha é habitada. Imagina um meteoro deste tamanho caindo na terra nos dias atuais, seria uma catástrofe! E mais, já imaginou um dia, que haveria nesta cidade um cratera , causada por um meteoro do tamanho de mais ou menos quatro campos de futebol e não só os buracos nas ruas causados pelo excesso de automóveis e caminhões?Marcada em cinza na placa acima, fotografada no passeio, a cratera é imperseptível para que está passando pelo local, somente sabendo de antemão, dá para se reparar quando se está dentro dela, que existe um pequeno morro fazendo a volta, esta é a borda dela, que tentarei mostrar nas duas fotos abaixo.Note o morrinho no fundo da foto acima, ele circunda toda a cratera, é o resultado do impácto.
Abaixo, dá para ver o morro bem longe, pois no momento desta foto já quase atravessamos ela toda, lembre que ela tem mais de 3,5 kilometros.Saindo da cratera, chegamos na encruzilhada, qual caminho tomar? Sem problemas o nosso guia João Carlos sabe o caminho, e assim nos dirigimos à Cachoeira da Macumba.

Continua...