terça-feira, 15 de abril de 2008

Para pedalar em grupo

Amigos,
O texto abaixo eu copiei e colei da página do Wadilson, http://www.wde.com.br/bike/passeios.htm ,
tem toques muito interessantes para quem quer pedalar em grupo, tem vários níveis, desde para iniciantes e mulheres, até para quem já pedala forte.

Passeios em São Paulo
Na noite de São Paulo há vários grupos que saem para pedalar.
Tem quase todo dia. Quase todos saem às 21h, exceções são assinaladas, e o pessoal começa a chegar pelo menos meia hora antes. Recomendo que antes de ir a um grupo novo, visite o site ou faça um contato pelo telefone e confirme se o grupo está se reunindo e se irá fazer o passeio no dia que você for encontrá-lo.BOM PEDAL!

Segunda-feiraSe você é novato, nunca pedalou em grupos, está muito a fim de começar, o CAB, Clube dos Amigos da Bike, começou a fazer um passeio muito light, inclusive onde pode-se aprender com a galera o básico no uso da bicicleta, desde a troca das marchas até dicas de segurança. Ritmo super leve. O ponto de encontro é no Parque das Bicicletas (esquina das Avenidas Ibirapuera com Indianópolis). Veja mais no site do CAB (http://www.cab.com.br/).
De segunda-feira também temos o Starbikers (http://www.starbikers.pre.nom.br/)Confira no site o endereço do ponto de encontro. Às segundas-feiras, a saída é da Pizzaria PiuBella, Rua Onze de Junho, 372. Este passeio é um pouco mais puxado (bem puxado, muito puxado!), e se vc não está acostumada a pedalar pelo menos 40km numa média de 20km/h, melhor treinar antes de aparecer.
Os Lokobikers saem toda segunda-feira, também do Parque das Bicicletas, esquina da Av. Indianópolis com Av. Ibirapuera. Ritmo moderado, pedalando pelo menos 40 km. O grupo se reúne a partir das 20h30 . Apareça antes para confirmar e conhecer o pessoal. Contatos com Turkinho, 8320-7286.
Um passeio novo que tem às segundas é o Pedal do Bar Favela. Os participantes se encontram no Bar Favela, Av. Lavandisca, 590 esquina com Al. Jauaperi. Não conheço, mas creio que o ritmo é bem light. Contatos com Cinthia, 8333-6622 (http://www.barfavela.com.br/).
Uma dica pra quem está no ABC: toda segunda-feira, a turma da Equipe ABCD BIKERS, saindo da Bicicletaria Family Bike, Rua Francisco Alves, 880, Bairro Paulicéia, em São Bernardo do Campo, passei leve pelo ABC, a partir das 20h.

Terça-feiraÀs terças tem o NightBikers (http://www.nightbikers.com/), o original, onde tudo começou. O ponto de encontro é R. Pacheco de Miranda, 141, pertinho do Parque e ao lado da Juscelino. O ritmo também é moderado.
Novidade para as mulheres: o Saia na Noite (http://www.saiananoite.com.br/) sai toda terça da Doceira Ofner, Av. Nove de Julho, 5623, esquina com R. João Cachoeira . Mas atenção: só para mulheres! O uso da camiseta do grupo é obrigatório. Você pode comprar uma no local.
Uma dica que chegou e interessará a quem quer praticar e treinar ciclismo Speed e MTB Street: na Zona Leste, a Av. Tiquatira (entre a Av. Amador Bueno da Veiga e Rua Nhatumani) tem um percurso de 2.9 km bom para treinos em ritmo de competição, ou seja, pedalar forte. Há uma galera que treina lá faz algum tempo, todas as terças e quintas-feira das 19h às 21h. Informações pelo 295-9726 c/ Valdir ou Clayton.
Agora é oficial! O Starbikers (http://www.starbikers.pre.nom.br/) tem mais um passeio às terças-feiras, em ritmo moderado. Atenção com o ponto de saída! Às terças-feiras, o Starbikers está saindo da Loja Bike Stop, rua Luis Góis, 1536, fone: 5584-8535. Fica pertinho do outro ponto de saída, a pizzaria PiuBella.
A Biketech (http://www.biketechjardins.com.br/) também tem um passeio, toda terça, saindo da loja na Rua da Consolação, 3344, e quem faz o trajeto é o Jean.
A Equipe ABCD BIKERS faz um trajeto longo por São Paulo, saindo da Bicicletaria Family Bike, Rua Francisco Alves, 880, Bairro Paulicéia, São Bernardo do Campo, a partir das 20h.
A Tutto Bike (http://www.tuttobike.com.br/), Av. Pompéia com a R. Desenbargador do Vale, tem o passeio com saída às 20h30; carro de apoio, suplementos e o André, ciclista profissional da Seleção Brasileira, com dicas de pedaladas.

Quarta-feira De quarta-feira, o SampaBikers (http://www.sampabikers.com.br/) O ritmo bem lento e tranqüilo. Sempre tem muito novato por lá. Bom para começar. O ponto de saída é na Camelo Pizzaria, Av. Pres. Jucelino Kubtschek, 151. Tem que usar uma camiseta do grupo, é obrigatório (se vc não tiver, terá que comprar na hora).O grupo pode se dividir logo depois que sai, com uma turma em ritmo lento, e a outra um pouco menos lento.E tem mais! O Tao do Pedal (http://www.otaodopedal.com.br/) é uma loja que fica na R. Araçari, 208, Itaim, e toda quarta-feira promove um passeio pela cidade. Confira o mapa no site. Costumam pedalar forte (aquilo que eu falei acima, sobre um passeio puxado, bem puxado.. bem, nah! ESSE é puxado; não é nada impossível, você consegue, mas .. é puxado. Ô, se é!). O enderço da loja mudou para Rua Oscar Pinheiro Coelho, 373; não conseguimos confirmar se ainda fazem passeio; se alguém puder confirmar, seremos muito gratos.
-->
O CAB, Clube dos Amigos da Bike (http://www.cab.com.br/), sai pra pedalar do Parque das Bicicletas (esquina de Av. Ibirapuera com Av. Indianópolis); bom também conferir no site. Ritmo moderado. Dica nova de um grupo de quarta-feira é do Bike Star, com saída às 20h30 na R. Lins de Vasconcelos, 2304. -->

Quinta-feiraQuinta-feira está CHEIO de passeios pela cidade.
O grupo Starbikers (http://www.starbikers.pre.nom.br/) também está fazendo mais um passeio às quintas, saindo às 21:00. Veja o site e confira os endereços. Ritmo moderado.
Os Lokobikers também tem mais um passeio às quintas. O ponto de encontro é o Parque das Bicicletas, esquina da Av. Indianópolis com Av. Ibirapuera. Ritmo moderado, pedalando pelo menos 40 km. O grupo se reúne a partir das 20h30 . Apareça antes para confirmar e conhecer o pessoal. Contatos com Turkinho, 8320-7286.
Um novo passeio de bike começou a sair da TotalBike (http://www.totalbike.com.br/), R. São Sebastião, 454, Sto. Amaro, 5183-9499, também com saída às 21h, num ritmo leve.
ATENÇÃO ABC! O CAB, Clube dos Amigos da Bike (http://www.cab.com.br/), realiza passeios na região do Grande ABC; o ponto de encontro fica na Av. Kenned, 1155, Ginásio Poliesportivo de São Bernardo do Campo, às 20h30.
Tem também o do Zé Maria, que sai da loja BikeTime (http://www.biketime.com.br/), R. Luiz Góes, 1.343, telefone 5072-3608.
E ainda mais passeios Loja Tutto Bike (http://www.tuttobike.com.br/), na Av. Pompéia 787. Saída às 20h30!
Mais um grupo, BlueBike, (http://www.bluebike.com.br/) sai da Av. Diogenes Ribeiro de Lima, 3040. Mas atenção! saída às 20h.
Tem a turma que pratica e treina ciclismo Speed e MTB Street, na Av. Tiquatira (entre a Av. Amador Bueno da Veiga e Rua Nhatumani, na Zona Leste) todas as terças e quintas-feira das 19h às 21h. Informações pelo 295-9726 c/ Valdir ou Clayton
O MoonlightBikers (http://www.moonlightbikers.com.br/), tradicional passeio do Vado das quintas, está temporariamente suspenso. No entanto ele continua fazendo as cicloviagens. Visite o site e confira.
A Equipe ABCD BIKERS faz um trajeto longo por São Paulo, saindo da Bicicletaria Family Bike, Rua Francisco Alves, 880, Bairro Paulicéia, São Bernardo do Campo, a partir das 20h.
O MoonlightBikers também realiza uma cicloviagem todo mês. Visite o site ou vá até o ponto de encontro do grupo e informe-se. -->
Quinta-feira só não pedala se não quiser mesmo.

Em todos esses passeios o capacete é obrigatório, a bike (uma montain bike, preferencialmente) tem que estar em bom estado, com freios e câmbio em ordem. Respeite sempre o guia (sempre tem um) e nunca o ultrapasse, mantendo-se à direita. Vá, se enturme e logo fará novos amigos.
Muito do 'estilo' que o grupo possui durante o passeio se deve à personalidade de seu guia. Alguns grupos são organizados, outros são muito organizados, enquanto alguns podem ter mais liberdade ou até um pouco de bagunça. Eu já vi de tudo isso por aí. Se você for a um desses passeios que listei acima e não gostou muito do jeitão da turma, recomendo que você volte outro dia (pode ser que naquela noite deu azar e apareceram alguns 'elementos' que atrapalham a diversão ou o guia ficou confuso) . Se a coisa ainda não te agradar, não se faça de rogado: vá conhecer outros grupos, em outros dias. Tem estilos, ritmos e turmas para todos os gostos. Só não deixe de pedalar! E em grupo é mais gostoso, mais seguro e mais divertido.
Não deixe de levar também o básico para a sua auto-suficiência: água, ferramentas para a sua bike e, importante!, uma câmara reserva.
CiclismoSe vc curte ciclismo de velocidade, toda terça e quinta às 19h tem uma turma que se reune ao lado da praça do relógio na USP, pra girar e treinar sprints. Leve sua speed e bom pedal. O ritmo também não é para novatos.Durante toda a semana, a USP é um ótimo lugar para pedalar: ruas mais seguras, muitos ciclistas, criando uma massa crítica, muito verde; durante a semana a entrada é livre das 5h30 às 20h.
A partir do dia 25 de abril de 2005, ciclistas terão a entrada proibida na USP, a menos que o atleta seja portador de carteirinha (estudantes, professores e funcionários). Leia mais na matéria da USP.BR .
Sábados e Domingos ! ! !Aos domingos um grupo se reúne na pracinha em frente à FNAC, o Pedal do Olavo na R. Pedroso de Morais, às 9h30 para pedalar pela cidade.
O Lokobiker se reúne aos domingos, às 9h30 entre as Ruas Iraí com Aícas para pedal pela cidade. Contatos com Turkinho, 8320-7286.
Todos os dias, na cidade de São Paulo ! ! !Sampa Bike Tour sampabiketour.blogspot.com - Novas dicas toda semana de lugares legais em São Paulo e por São Paulo para curtir de bike.

BicicletadaNaturalmente há a Bicicletada, que acontece sempre na última sexta de cada mês aqui em São Paulo, e sai da esquina da Paulista com Consolação. A Bicicletada não é um passeio, e sim uma manifestação, uma passeata de bike. O trajeto, a velocidade, é tudo muito diferente de um passeio. Há cicloativistas promovendo a Bicicletada em várias cidades do Brasil Visite o site , conheça e compareça! PARTICIPE! É muito importante.


Se vc começar a freqüentar os passeios, logo terá dicas e companhia para ótimas trilhas pela região, nos finais de semana.Há mais passeios e turmas pela cidade, muitos e variados, tanto noturnos quanto nos finais de semana.
O quê? Tem um passeio novo na cidade? Hã! nada disso? é que um destes acima trocou dia, hora e o que mais?Escreva aqui para eu possa manter essa página atualizada tanto quanto possível. Obrigado!Devido ao alto índice de ataques por worms e spammers o formulário está desabilitado temporariamente; envie um email para informar a sua dica. Obrigado! -->
Mais dicas, veja nos sites que mostrei e nos links abaixo:http://www.escoladebicicleta.com.br/http://www.bicicletada.org/http://www.bikemagazine.com.br/http://www.pedal.com.br/http://www.ciclista.com.br/http://www.ta.org.br/http://www.tribodopedalselvagem.com.br/http://www.amigosdabike.com.br/http://www.cab.com.br/http://sampabiketour.blogspot.com/
Você gosta de carros? motores? adora cheiro de gasolina? então esse site não é pra você: http://apocalipsemotorizado.blogspot.com/
Mas não fique de bobeira na internet não, senão não sobra tempo pra pedalar!

SAUDAÇÕES E BOM PEDAL

Wadilson
wadilsono@yahoo.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá,

Acabei de entrar no mundo das bikes e é de fato apaixonante. Comecei a participar de um grupo as 5ªs feiras que sai as 20:30h lá da Pedal Urbano - loja que fica no primeiro quarteirão da R Franco da Rocha, esquina com a Caiubi em Perdizes. O grupo tá começando, mas começando bem, com um roteiro diferente por semana.

Estou procurando saidas as terças-feiras nessa região, ligarei para a Tutto bike.

Forte abraço,

CACÁ

Unknown disse...

Veja também o site http://www.pedalredondo.com.br onde a maioria dos encontros de ciclistas do brasil são cadastrados dinamicamente e as comunidades são regionais. Achei muito interessante a proposta do site, vale a pena conferir!