quinta-feira, 5 de junho de 2008

Parque Ecológico Guarapiranga

Parceiros,
Vamos a mais um passeio pela zona sul de Sampa, pegando a Marginal Pinheiros, a Estrada do M'Boi Mirim, entrando na Av. Guarapiranga, você passa em frente ao Parque Guarapiranga (já registrado aqui) e seguindo em frente pelas principais, chega no Parque Ecológico Guarapiranga.
O parque é relativamente novo, foi inaugurado em 1.999 com a função de preservar o que ainda resta "intacto" das margens da represa, da ocupação urbana desordenada.
Se for ao parque pedalando, leve a corrente, pois lá é PROIBIDO BICICLETA, tem um bicicletário sinalizado, mas que na verdade é uma grade o que temos para prender a bike. Porém eu achei bem seguro o local e tem até vigilante, só que por precaução, para variar, eu desmontei e amarrei tudo o que soltava da bike.
A região onde ele está localizado, é conhecida pelos altos índices de violência, é uma mescla dos moradores da Riviera, ricos, com os do Jardim Ângela, bairro carente.
Desde a entrada o parque é muito bem cuidado e limpo e para chegar aos vários atrativos, tem esta passarela acima, que é elevada para preservar o solo, as plantas e animais, além de ficar livre para andar nas épocas de cheias da represa, muito bonito.
Circulando pela direita da entrada principal, tem vários prédios com atividades diversas* e este maravilhoso lago ornamental e uma trilha bem arborizada.
Pela esquerda ainda indo pelas passarelas suspensas, chegamos na área de lazer, com play-grounds, brinquedões, quadras de areia para volei, campos de futebol, quadras e até uma área de musculação, aqui conseguimos ver um pouco da represa.
O parque tem muitos seguranças espalhados, e é muito limpo, inclusive os banheiros e conta com vários bebedouros.

*falando sobre os prédios, tem brinquedoteca, infocentro e o mais legal é o MUSEU do LIXO, feito com todo o tipo de coisas encontradas nas margens da represa, tem restos de copiadora, pneus, garrafas pet (que novidade!!) e até uma carcaça de carro, um puma !!!Não vi nenhuma bike ou latinha de alumínio...nesta área também tem o Núcleo de Educação Ambiental onde se aprende noções básicas sobre ecologia.

Local: Estrada da Riviera, 3.286 Bairro da Riviera Paulista, Zona Sul da Capital

Info: http://www.ambiente.sp.gov.br/destaque/101003_pqe_guarapiranga.htm e http://www.saopaulo.sp.gov.br/saopaulo/turismo/cap_parq_guarapiranga.htm .

Fui....pedalar.


4 comentários:

Unknown disse...

oscMas vc tá muito Emo mesmo hein?
Falou Cururu!
Rapha

PEDALANTE disse...

adorei..

o link tá lá!!

Anônimo disse...

Fala Alexandre, gostei muito do blog! Depois que vi o blog lembrei que no dia da WNMR eu estava perto do seu cachorro lá em frente a delegacia. Por acaso tinha um outro cachorro não é mesmo? e me lembro que o seu fox ficava pra lá e pra ca...
Abraço e parabéns pelas matérias

Anônimo disse...

Ola Alexandre, Meu nome é Renata e trabalho como monitora do Parque do qual vc fez muitos elogios, agradecemos por eles e por indica-lo a seus amigos, volte sempre e traga a familia!!