terça-feira, 6 de outubro de 2009

APA CAPIVARI MONOS

APA CAPIVARI MONOS

Sabe o que é uma APA? É uma Área de Preservação Ambiental e tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais. Porém, diferente de outras unidades de conservação, numa APA a propriedade das terras pode ser tanto pública quanto privada.
Esta aqui, a Capivari Monos, fica no extremo sul da capital paulista e é de grande importância para a manutenção da qualidade de vida dos paulistanos, pois uma grande parte dos mananciais, da água que abastece Sampa, vem daqui, por isso o nome, que vem dos rios Capivari e seu principal afluente o Monos, últimos rios limpos do municipio, além de ser um pulmão verde, limpando um pouco o ar da cidade.

A APA tem seis finalidades básicas, abaixo descritas:
1. Proteger a biodiversidade
2. Proteger os recursos hídricos e os remanescentes da Mata Atlântica
3. Proteger o patrimônio arqueológico e cultural
4. Promover a melhoria da qualidade de vida das populações
5. Manter o caráter rural da região
6. Evitar o avanço da ocupação urbana na área protegida

Por isso tudo, este lugar quase desconhecido dos moradores da cidade, é um excelente local para conhecer e principalmente pedalar!!! Para ter uma ideia do tamanho desta APA, ela simplesmente ocupa 1/6 da área de Sampa.

Surpresa: após encontrar os bikers no centro de Parelheiros, no caminho para a APA tem uma ciclo via!!! Estes totens demarcam todos os limites da APA, além demarcar os pontos importantes dela e restrições de uso. Em mais um rolê combinado via internet com os E-Bikers, volto ao extremo sul de Sampa, em outro passeio de reconhecimento das possibilidades de minha/nossa cidade, passeio este que faz parte de uma série exploratória desta região, que começou com o do Curucutu . A região é muito rica em caminhos, vegetação, rios e lagos, além de ter tribos indígenas, cachoeiras, linha de trem, tem até uma cratera , a cratera da Colônia, que é a principal atração do patrimônio geológico da cidade e foi criada com um impacto de um meteroro de estimados 200 m de diâmetro há aproximadamente 20 milhões de anos, formando a cratera de 3,6 km de diâmetro!!! Já fiz este passeio passando pela cratera e logo mais vou postar... Este pedal ou passeio é bem rural com visual muito agradável, pontuado com muito verde, propriedades bem cuidadas e vários lagos, rios e riachos. Passamos por vários bairros da região, como o bonito bairro Gramado, onde os bikers posaram para a tradiconal foto. Neste pedal, me acompanharam participantes dos E-Bikers e dos Babikers, que são grupos da Zona Sul e interligados por participantes em comum, são eles da esquerda para a direita: Gerson, Bruna, Cleber, João, a bike do Cupertino, nosso guia que estava batendo a foto e eu. Viram na fotos dos bikers, que tinha um barrinho, mas a minha bike acima, foi feita para isso, aqui numa das poucas fotos dela com pneus de cravo, próprios para trilha. Pedal rural..Trenzinho... sempre que pedalo por estes lados cruzo com trens e sempre para para olhar hipnotizado, será que é porque lembra a infância? Toda a APA é muito bem sinalizada, este totem por exemplo, explica que este local é a Represa Capivari e que aqui as águas do Rio Capivari, são bombeadas para o reservatório Guarapiranga, que abastece os habitantes de São Paulo. Ponte Seca
Na volta, tive um pneu, rasgado, isso mesmo, rasgou o meu pneu de trilha, também este pneu era original da bike e guardava ele só para trilhas, tinha aproximadamente uns 13 anos...rsss, mas prevendo que isso poderia ocorrer, eu estava previnido e levava um pneu na mochila. ;)

Saiba mais e fontes de pesquisa: http://www.apacapivari.cnpm.embrapa.br/ http://www.capivarimonos.org.br/ portal.prefeitura.sp.gov.br/.../apa_capivari_monos/0001

tchau

Alexandre Loschiavo

Leitor, faça o seu comentário, crítica ou sugestão.
Achou algum erro de português? Me avisa.

Um comentário:

Lucas Porto disse...

Muito legal! é longe das cachoeiras desse ponto?